Toque levemente seus olhos (Osho)


Use ambas as palmas, coloque-as sobre seus olhos, e permita as palmas tocarem nos olhos – mas apenas como uma pena, sem nenhuma pressão. Se você pressionar você perde o ponto, você perde toda a técnica.

Não pressione, somente toque como uma pena. Você terá que ajustar porque no princípio você estará pressionando. Coloque cada vez menos pressão até que você esteja apenas tocando sem nenhuma pressão – suas palmas apenas tocam nos globos oculares.

Por quê? Porque uma agulha pode fazer algo que uma espada não pode. Se você pressionar, a qualidade muda – você fica agressivo. E a energia que está fluindo através dos olhos é bem sutil: uma leve pressão e começa a luta e uma resistência é criada. Se você pressionar, então a energia que está fluindo através dos olhos iniciará uma resistência, uma luta, resultará num conflito. Assim não pressione; mesmo uma leve pressão é suficiente para a energia ocular resistir.

Isso é muito sutil, muito delicado. Não pressione – como uma pena, só sua palma está tocando, como se não estivesse tocando. Tocar como se não estivesse tocando, nenhuma pressão; só o toque, um leve sentimento que a palma está tocando no globo ocular, isso é tudo.

Que irá acontecer? Quando você simplesmente toca sem nenhuma pressão, a energia começa a mover-se por dentro. Se você pressionar, ela começa a lutar com a mão, com a palma, e vai embora. Apenas um toque e a energia começa a mover-se dentro. A porta está fechada, simplesmente fechada e a energia retorna. Na hora que a energia retorna, você irá sentir uma leveza tomando toda sua face, sua cabeça. Essa energia retornando lhe torna leve.

Mesmo que você não esteja entrando profundamente em meditação, isso irá lhe ajudar fisicamente. A qualquer hora do dia, relaxado numa cadeira – ou se não tiver uma cadeira, quando estiver sentado num trem – feche seus olhos, sinta um ser relaxado por todo seu corpo, e assim coloque ambas as palmas sobre seus olhos. Mas não pressione – essa é a coisa bem significante. Apenas toque como uma pena.

Quando você toca sem pressionar, seus pensamentos cessam imediatamente. Numa mente relaxada os pensamentos não podem mover-se; eles congelam. Eles precisam de agitação e febre, precisam tensão para mover-se. Eles vivem através da tensão. Quando os olhos estão silenciosos, relaxados, e a energia está retornando, os pensamentos cessarão. Você irá sentir uma certa qualidade de euforia, e isso irá aprofundar-se diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário